Topo

Minério de ferro avança quase 8% na China com inspeções ambientais e demanda forte

31/07/2017 10h01

PEQUIM (Reuters) - Os futuros de minério de ferro na China dispararam quase 8 por cento nesta segunda-feira, atingindo o limite de alta de negociação e registrando a melhor performance diária desde novembro de 2016, em meio a inspeções ambientais em siderúrgicas chinesas e sinais de fortalecimento da demanda.

"As inspeções ambientais (na China) causaram grande impacto nos preços do ferro. A produção em algumas minas, plantas processadoras e usinas tem sido interrompida", disse um operador de mercado em Pequim.

"Toda a cadeia de fornecimento está sendo afetada", acrescentou.

A China tem enviado times de inspeção ambiental para áreas de mineração de ferro país afora desde abril, e mais equipes devem ser enviadas em agosto, segundo a mídia local.

O contrato mais negociado de minério de ferro na bolsa de Dalian subiu quase 8 por cento nesta segunda-feira, para 570,5 iuanes (84,82 dólares) por tonelada, maior nível desde 6 de abril.

Já o contrato mais negociado do vergalhão de aço na bolsa de Xangai ganhou 4,7 por cento, para 3.733 iuanes por tonelada, atingindo um pico de 3.740 iuanes durante o pregão, maior patamar desde 12 de dezembro de 2013.

(Por Muyu Xu e Redação Pequim)