Topo

Produção de celulose cresce 5% e exportações sobem 6,8% no 1º semestre, diz Ibá

31/07/2017 12h00

SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de celulose no primeiro semestre subiu 5 por cento ante igual período de 2016, superando 9,5 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela entidade que representa o setor, Ibá.

As exportações do insumo cresceram 6,8 por cento na mesma base, para 6,8 milhões de toneladas, das quais 42 por cento tiveram a China como destino, informou a Ibá. A receita com os embarques de celulose de janeiro a junho deste ano atingiu 3 bilhões de dólares, alta de 9,8 por cento na comparação anual, de acordo com o levantamento.

Já a produção de papel nos seis primeiros meses de 2017 recuou 0,7 por cento sobre um ano antes, para 5,1 milhões de toneladas, e as vendas domésticas recuaram 1,6 por cento, para 2,6 milhões de toneladas, segundo a Ibá.

As exportações de papel, por outro lado, cresceram 1 por cento no período, para cerca de 1,1 milhão de toneladas, gerando 925 milhões de dólares, uma receita 2 por cento menor na comparação com a do primeiro semestre do ano passado.

Ainda conforme a Ibá, os países latino-americanos foram os principais compradores de papel brasileiro, respondendo por 593 milhões de dólares do total embarcado entre janeiro e junho deste ano.

No caso dos painéis de madeira, as exportações cresceram 34,8 por cento em volume e 25,7 por cento em receita nos seis primeiros meses do ano, para 597 mil metros cúbicos, o equivalente a 137 milhões de dólares, apurou a entidade. As vendas domésticas, contudo, recuaram 1,6 por cento, para 3,1 milhões de metros cúbicos.

Considerando os três produtos, a indústria exportou no primeiro semestre 4 bilhões de dólares, 7,3 por cento mais em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

(Por Gabriela Mello)