Topo

Tribunal da Espanha freia preparativos de referendo separatista na Catalunha

31/07/2017 16h29

MADRI (Reuters) - O Tribunal Constitucional da Espanha aceitou um questionamento legal contra uma iniciativa do Parlamento da Catalunha para acelerar os preparativos de um referendo de independência que sofre oposição do governo central.

Na semana passada a assembleia da Catalunha, controlada por partidos pró-independência, aprovou medidas para se conceder poderes e acelerar a aprovação de algumas leis e preparativos para a votação, planejada para 1º de outubro.

Nesta segunda-feira o Tribunal Constitucional aceitou a contestação governamental da consulta, o que significa que a manobra da assembleia regional está suspensa até a corte chegar a uma decisão final --o que normalmente demora vários meses.

    Políticos catalães prometeram ir em frente com o referendo, mas não está claro como ele acontecerá se o Tribunal Constitucional continuar impedindo as tentativas de realizá-lo.

    No sábado, autoridades catalãs disseram ter apresentado uma queixa à corte depois que membros de alto escalão do governo local foram questionados pela polícia espanhola a respeito dos preparativos do referendo.

    (Por Sarah White)