Príncipe britânico Philip se retira da vida pública aos 96 anos

Por Emma Rumney

LONDRES (Reuters) - O príncipe Philip, marido de 96 anos da rainha britânica Elizabeth, se despediu da vida pública nesta quarta-feira com uma última aparição individual em um evento oficial, encerrando uma carreira real marcada por gafes ocasionais que o deixaram em situações delicadas.

O príncipe, também conhecido como Duque de Edimburgo, compareceu a um desfile dos Fuzileiros Navais Reais no Palácio de Buckingham e se encontrou com oficiais que participaram de uma corrida de 2.662 quilômetros para arrecadar fundos para uma instituição de caridade dos fuzileiros.

Embora famoso por comentários às vezes impróprios que renderam manchetes, Philip esteve ao lado da rainha durante seus 65 anos no trono, e ela o descreveu como "minha força e esteio".

Ele anunciou sua aposentadoria em maio deste ano, depois de realizar mais de 22 mil aparições individuais ao longo de sete décadas. Durante um compromisso ocorrido no dia do anúncio, um convidado disse a Philip que lamentava ele estar se aposentando.

"Não consigo ficar de pé muito tempo", brincou o príncipe.

Tanto a rainha quanto o príncipe Philip reduziram sua carga de trabalho nos últimos anos, passando muitas responsabilidades para seu filho e herdeiro, príncipe Charles, e seus netos, os príncipes William e Harry.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos