Vice-líder do governo calcula cerca de 300 votos pró-Temer em votação da denúncia na Câmara

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-líder do governo, deputado Beto Mansur (PRB-SP), estimou nesta quarta-feira que o Palácio do Planalto obtenha entre 290 e 300 votos contra a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República ao presidente Michel Temer pelo crime de corrupção.

A sessão foi iniciada na manhã desta quarta-feira, e apesar do esforço da oposição alcançou quórum suficiente para votar um requerimento de encerramento da discussão por 292 votos a favor, 20 contra e duas abstenções – a maioria dos favoráveis à denúncia optou por não registrar presença.

Ainda que tenha sofrido um revés ao ver o requerimento ser aprovado, a oposição conseguiu uma vitória ao prolongar a sessão o suficiente para forçar seu encerramento sem o início da votação em si da denúncia.

Pelas regras do regimento, há um prazo de limite de funcionamento de uma sessão, obrigando que seja aberta uma nova contagem de quórum.

Temer foi denunciado pela PGR com base em delações de executivos da J&F, que controla a JBS. A Constituição estabelece que a denúncia precisa de uma autorização prévia de dois terços da Câmara (equivalente a 342 votos).

No início da tarde, partidos da opsição anunciavam obstrução e votavam um requerimento de retirada de pauta da denúncia. Uma vez esgotados todos os requerimentos que forem apresentados, e alcançado o quórum de 342 deputados, a denúncia pode ser votada.

Enquanto o governo espera obter uma boa margem de vitória, a oposição trabalha para ao menos levar a votação da denúncia para o fim da tarde, início da noite, quando há uma audiência maior nas televisões, rádios e redes sociais, em uma tentativa de provocar constrangimento aos que votarem a favor de Temer.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos