Alemanha acusa Vietnã de sequestro de empresário no estilo da Guerra Fria

WOLFSBURG, Alemanha (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores alemão, Sigmar Gabriel, disse nesta sexta-feira que seu país está cogitando adotar medidas contra o Vietnã por ter sequestrado um ex-executivo do setor petrolífero e descreveu o rapto, negado por Hanói, como semelhante aos filmes de espionagem da Guerra Fria.

A Alemanha diz que o empresário vietnamita Trinh Xuan Thanh, de 51 anos, foi sequestrado em seu território e enviado ao Vietnã, onde é suspeito de corrupção e de ter causado prejuízos de cerca de 150 milhões de dólares a uma estatal.

Hanói afirma que ele voltou para casa voluntariamente.

Thanh "foi retirado da Alemanha usando métodos que acreditamos que se vê em filmes de espionagem sobre a Guerra Fria. E isso é algo que não podemos aceitar", disse Gabriel em uma coletiva de imprensa.

O chanceler, que se pronunciou depois de conversar em Wolfsburg com o colega eslovaco Miroslav Lajcak, disse que Alemanha está estudando medidas punitivas contra o Vietnã, mas não entrou em detalhes.

Segundo ele, a Alemanha pediu a saída de um agente de inteligência vietnamita que atua na embaixada de Berlim. Uma fonte da chancelaria disse que esta presumiu que o agente tenha deixado o país depois que Berlim estabeleceu um prazo de 48 horas para sua partida.

"Exigimos que ele fosse embora porque acreditamos fortemente que ele é uma pessoa que esteve envolvida no sequestro", disse Gabriel. A mídia alemã noticiou que Thanh foi apreendido em Berlim no dia 23 de julho.

"Tudo apoia esta suposição de que ele, com ajuda do serviço secreto vietnamita e usando sua residência na embaixada vietnamita na Alemanha, sequestrou uma pessoa que havia pedido asilo", acrescentou o ministro.

O Vietnã diz que Thanh retornou por sua própria vontade. A Alemanha é seu maior parceiro comercial na União Europeia, que está estudando a aprovação de um acordo de livre comércio com a nação do sudeste asiático, um dos mercados que crescem mais rapidamente na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos