Turquia reforça forças militares na fronteira com a Síria, diz agência

ANCARA (Reuters) - A Turquia enviou reforços militares à sua fronteira sul com a Síria, despachando peças de artilharia e tanques para a área durante a noite, disse a agência de notícias Dogan neste sábado.

Segundo a agência, o reforço foi enviado à província de Kilis, ao longo da fronteira da região síria de Afrin, controlada pelos curdos.

O Exército turco enfrentou as forças curdas e seus aliados na área nas últimas semanas, de acordo com autoridades curdas.

O aumento das tensões entre dois aliados dos Estados Unidos no noroeste da Síria elevou temores no mês passado de outra grande frente na guerra síria de múltiplos lados.

A Turquia vê a milícia curda YPG --que estabeleceu autonomia em áreas ao longo da fronteira do norte da Síria com a Turquia-- como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutou contra o estado turco por décadas.

Não houve comentários imediatos por parte das autoridades turcas. Ancara afirmou que não tem nenhum plano de lançar uma guerra contra o YPG, mas que suas forças estarão prontas para responder a qualquer movimento hostil do outro lado da fronteira.

(Reportagem de Dirimcan Barut)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos