Ex-presidente Cristina Kirchner lidera intenção de voto para primárias legislativas na Argentina

BUENOS AIRES (Reuters) - A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, uma fervorosa opositora das reformas liberais do governo, lidera as intenções de voto na província de Buenos Aires para as primárias legislativas do próximo domingo, segundo pesquisa enviada nesta quinta-feira à Reuters pela consultoria Management & Fit.

Embora as eleições legislativas de outubro não alterem substancialmente a composição do Congresso, o presidente Mauricio Macri precisa de uma vitória clara para convencer investidores de que a abertura da economia iniciada no fim de 2015 seguirá avançando.

A ex-presidente de centro-esquerda, candidata ao Senado, teria na província de Buenos Aires cerca de 32,2 por cento dos votos, à frente dos 28,1 por cento do governista Esteban Bullrich e os 23,1 por cento do peronista dissidente Sergio Massa, de acordo com a avaliação da Management & Fit.

O governista Cambiemos teria mais votos com sua lista de candidatos a deputados pelo mesmo distrito, que alcançaria 29,1 por cento das preferências, à frente dos 20,8 por cento da Unidad Ciudadana, partido que Cristina formou neste ano após abandonar o peronismo.

Os principais partidos já definiram a maioria de seus candidatos para as eleições intermediárias, já que estas primárias são consideradas pelos analistas como uma ampla pesquisa para outubro.

Um terço da Câmara dos Senadores e metade da Câmara dos Deputados serão renovadas nas eleições.

A pesquisa foi realizada entre 7 e 10 de agosto e tem uma margem de erro de 3,5 por cento.

(Reportagem de Nicolás Misculin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos