Topo

Polícia diz que ataque com facas na Finlândia "mirou em mulheres"

Jussi e Rosendahl e Tuomas e Forsell

Em Helsinque e Turku

19/08/2017 11h02

A polícia finlandesa afirmou neste sábado (19) que um homem marroquino de 18 anos, preso após os ataques com faca que mataram duas pessoas na cidade de Turku, parece ter alvejado especificamente mulheres e que o ataque estava sendo tratado como relacionado ao terrorismo.

O suspeito preso na sexta-feira após levar um tiro da polícia na perna chegou à Finlândia no ano passado, disseram eles, acrescentando terem prendido outros quatro marroquinos por possíveis relações com ele.

"Devido à informação recebida durante a noite, os ataques com faca de Turku estão agora sendo investigados como assassinatos com intenções terroristas", disse Crista Granroth, do Escritório Nacional de Investigação em coletiva de imprensa.

Enquanto a identidade das vítimas ainda não foi divulgada pelas autoridades, a polícia afirmou que o atacante parece ter alvejado mulheres durante o ataque em Turku, cidade de apenas 200 mil pessoas no sudoeste da Finlândia.

"Parece que o suspeito escolheu mulheres como alvo, pois os homens que ficaram feridos foram atingidos quando tentaram ajudar, ou evitar os ataques", disse Granroth.

Os dois mortos no ataque eram mulheres, bem como seis dos oito feridos, acrescentou. As duas que morreram eram finlandesas e entre os feridos estavam um cidadão italiano e dois suecos.

A MTV finlandesa, cidando fonte não identificada, afirmou que o principal suspeito havia tido asilo negado na Finlândia. A polícia disse apenas que ele havia feito "parte do processo de asilo".

Quatro dos feridos ainda estavam no hospital, três deles em cuidados intensivos, enquanto a outra pessoa seria mandada para casa neste sábado, segundo o hospital. (Reportagem adicional de Lefteris Karagiannopoulos)