Presidente chinês diz que Brics devem promover economia mundial aberta 

Por Yawen Chen e Michael Martina

XIAMEN, China (Reuters) - O Brics --formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- deve promover uma liberalização comercial e uma economia mundial aberta, disse o presidente chinês, Xi Jinping, em reunião neste domingo, no início de um encontro de três dias do grupo que acontece no sudeste da China.

Os chefes de Estado dos países do Brics se reunirão na cidade de Xiamen até a terça-feira, dando à China, como anfitriã, sua última chance de se posicionar como baluarte da globalização diante da agenda "América em Primeiro Lugar" do presidente norte-americano Donald Trump.

Os líderes do Brics serão acompanhados pelos países observadores Tailândia, México, Egito, Guiné e Tajiquistão, e as autoridades irão discutir um plano "Brics Plus" para possivelmente expandir o bloco a novos membros.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, deve ir à China discutir comércio e investimento, enquanto Trump renovou as ameaças de acabar com o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), o qual chamou de "matador de empregos norte-americanos"

"Nós deveríamos pressionar por uma economia mundial aberta, promover a liberalização e a facilitação do comércio, criar em conjunto uma nova cadeia de valor global, e perceber um reequilíbrio econômico global", disse Xi aos líderes do Brics.

Xi afirmou ainda ter "total confiança" no desenvolvimento dos países do Brics apesar das alegações de que a relevância do bloco tenha se esvaído devido a um crescimento mais lento.

"O desenvolvimento do mercado emergente e países em desenvolvimento não irá tocar no queijo de ninguém, mas ao contrário, irá diligentemente aumentar a torta da economia global", disse ele.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos