México quebra recorde mundial com guacamole de 3 toneladas

Por Fernando Carranza

CONCEPCIÓN DE BUENOS AIRES, México (Reuters) - A receita para um guacamole sem igual? Vinte e cinco mil abacates e mil pessoas para amassá-los.

Foi isso que produtores de abacate no Estado mexicano de Jalisco fizeram no domingo para quebrar o recorde de maior guacamole do mundo, com imensas 3 toneladas da deliciosa pasta feita de "ouro verde".

A preparação foi feita em parte como entretenimento e em parte por política, uma vez que os produtores no México argumentam que eles --e os norte-americanos amantes de guacamole-- se beneficiaram do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que está agora sob ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Negociadores do Canadá, México e Estados Unidos se encontraram na capital mexicana neste final de semana para reformar o acordo de 23 anos, que Trump ameaçou terminar se não conseguir concessões para reduzir um déficit comercial com o México.

Cerca de 80 por cento do consumo de abacate dos Estados Unidos vem da crescente extensão de plantações mexicanas. Jalisco se tornou o segundo maior produtor da variedade Hass no México, depois do Estado de Michoacan, de acordo com produtores.

Mais de 600 estudantes de chefs de cozinha e 400 moradores da cidade rural de Concepción de Buenos Aires prepararam o prato tradicional para milhares de pessoas, muitas das quais vieram da capital de Jalisco, Guadalajara.

(Reportagem adicional de Adriana Barrera, na Cidade do México)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos