Mais de 200 sistemas de água de potável afetados pelo Harvey ainda estão fechados ou danificados, dizem reguladores

(Reuters) - Mais de 200 sistemas de água de potável dos 2.238 afetados pela tempestade tropical Harvey ainda estão fechados ou tem alertas para que os clientes fervam a água, disseram reguladores estatais e federais dos Estados Unidos no sábado.

Outros 101 sistemas ainda estão sendo contatados para "reunir informações atualizadas sobre seus status", disseram a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas, em comunicado conjunto.

A tempestade tropical Harvey provocou chuvas em um período de alguns dias na costa do Golfo do Texas, resultando em enchentes históricas nos Estados Unidos, atingindo concessionárias como unidades de tratamento de água e esgoto.

As agências disseram no sábado que 161 sistemas de água potável estão emitindo alertas para que os consumidores fervam a água, enquanto 52 estão fechados. Das 1.219 unidades de tratamento de esgoto, 40 não têm condições de operar nos locais afetados. Os reguladores também disseram que 15 das 340 represas das áreas afetadas foram danificadas.

De acordo com os dados mais recentes, no final de 2015, o Estado tinha 6.915 sistemas de abastecimento de água públicos.

(Por David Gaffen)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos