Centenas de milhares são esperados para manifestação a favor da independência da Catalunha

Por Sonya Dowsett e Sam Edwards

MADRI/BARCELONA (Reuters) - Centenas de milhares de catalães são esperados para a manifestação nas ruas de Barcelona na segunda-feira, para o que ativistas esperam que seja uma demonstração de apoio à independência após a movimentação de Madri para bloquear um referendo sobre a separação da região da Espanha.

O "Diada" de 11 de setembro, que comemora a queda de Barcelona para a Espanha em 1714, é frequentemente usado por ativistas para expressar suas exigências por um estado independente. Grupos de manifestantes viajam para Barcelona a partir de vilas da região.

A hostilidade entre Madri e Barcelona aumentou desde que o Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu, na quinta-feira, o referendo previsto para 1º de outubro na sequência de um recurso judicial do primeiro-ministro Mariano Rajoy. 

O governo diz que o referendo viola a Constituição, que afirma que a Espanha é indivisível.

O líder catalão Carles Puigdemont instou os "independentistas" a saírem às ruas na segunda-feira em uma enorme demonstração de apoio ao referendo.

"É vital que entremos nesta Diada com força para que o referendo de 1º de outubro seja bem-sucedido", disse ele no Twitter. "Eu estarei lá." 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos