Exército sírio e forças apoiadas pelos EUA avançam contra o Estado Islâmico em ofensivas separadas

Por John Davison

BEIRUTE (Reuters) - Forças do governo sírio e milícias apoiadas pelos Estados Unidos avançaram sobre o Estado Islâmico em ofensivas separadas contra os militantes na província síria de Deir al-Zor neste domingo.

A aliança Forcas Democráticas Sírias, apoiada pelos EUA e formada principalmente por milícias árabes e curdas, disse que alcançou a zona industrial de Deir al-Zor, a poucos quilômetros do leste da cidade, após lançar operações na área nos últimos dias.

Por sua vez o Exército sírio e seus aliados, com o apoio aéreo de Rússia e Irã, avançaram a partir do oeste para tomar controle total da estrada que vai de Deir al-Zor a Damasco, informou uma unidade de imprensa comandada pelo Hezbollah.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que ao menos 17 civis foram mortos por ataques aéreos russos em Deir al-Zor no domingo.

Os ataques encurralaram o Estado Islâmico em sua última grande fortaleza na Síria em regiões perto da fronteira com o Iraque. O grupo está sob pressão desde que perdeu sua capital de facto Mosul no Iraque este ano e está cercado pelas Forças Democráticas Sírias em Raqqa, seu antigo bastião sírio.

O grupo jihadista ainda detém a maior parte da província de Deir al-Zor e metade da cidade, bem como um bolsão de território perto de Homs e Hama, e está preparando contra-ataques.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos