Topo

Israel declara apoio a Estado curdo independente rejeitado por Bagdá

13/09/2017 11h30

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - Israel apóia o estabelecimento de um Estado curdo independente, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira, enquanto os curdos do Iraque se prepararam para um referendo de independência ao qual parlamentares de Bagdá se opõem.

Israel vem mantendo relações militares, comerciais e de inteligência discretas com os curdos desde os anos 1960, vendo a minoria étnica –cuja população indígena está dividida entre Iraque, Turquia, Síria e Irã– como um tampão contra adversários árabes que compartilha.

Na terça-feira, o líder curdo iraquiano Massoud Barzani disse que levará adiante o referendo de 25 de setembro, apesar de uma votação do Parlamento local que o rejeitou.

"(Israel) apóia os esforços legítimos do povo curdo para conquistar seu próprio Estado", disse Netanyahu em comentários enviados por seu escritório a correspondentes estrangeiros.

Potências ocidentais temem que um plebiscito na região curda semiautônoma do Iraque –que inclui Kirkuk, cidade rica em petróleo– desvie a atenção da luta contra militantes do Estado Islâmico.