Topo

Trump diz acreditar em chance de paz entre Israel e palestinos

18/09/2017 17h12

NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira acreditar que "nós realmente temos a chance" de fazer a paz entre Israel e os palestinos.

Trump tem enfrentado ceticismo profundo nos EUA e no exterior sobre as chances de conseguir qualquer avanço rápido, porque seu governo ainda não articulou uma estratégia para reiniciar um processo de paz.

Trump descreveu a paz entre israelenses e palestinos como "o acordo final".

"A paz entre os palestinos e Israel seria uma realização fantástica, e nós vamos absolutamente dar uma chance. Eu acho que há uma boa chance de que isso aconteça. A maioria das pessoas diz que 'não há chance'", disse Trump ao iniciar uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Nova York, antes da reunião da Assembleia-Geral da ONU.

"Eu acredito que Israel gostaria de ver isso. Acredito que os palestinos gostariam de ver. Posso dizer-lhe que o governo Trump gostaria de ver. Então estamos trabalhando muito nisso; veremos o que acontece. Historicamente, as pessoas dizem que isso não pode acontecer. Eu digo que pode acontecer."

Trump também deve se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, nesta semana.

(Reportagem de Steve Holland)