Topo

Ex-governador do Rio Sérgio Cabral é condenado a 45 anos de prisão

20/09/2017 21h29

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado nesta quarta-feira a 45 anos e 2 meses de prisão por diversos crimes cometidos em obras realizadas no Estado em sua gestão.

Os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e associação criminosa foram apontados na operação Calicute, que apurou irregularidades em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Maracanã e do Arco Metropolitano.

Cabral já tinha sido condenado a mais de 14 anos de prisão pela Justiça Federal do Paraná. A mulher de Cabral e ex-primeira-dama do Estado Adriana Anselmo também foi condenada a 18 anos e 3 meses de prisão.

"Cabral foi o principal idealizador dos esquemas... e grande fiador de práticas corruptas", disse na sentença o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal criminal do Rio.

O ex-governador está preso desde o ano passado no Rio de Janeiro e sua esposa chegou a ir para cadeia, mas atualmente cumpre prisão domiciliar.

A defesa de Cabral contestou a decisão.

"A sentença agride a lógica, o bom senso e... é preciso que o tribunal decida sobre a arguição de suspeição do juiz Marcelo Bretas e o afaste o quanto antes", disse o advogado Rodrigo Roca, que representa o ex-governador.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)