Topo

Reino Unido precisaria aceitar todas as regras da UE durante uma transição do Brexit, diz Barnier

25/09/2017 13h17

BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido, que pediu na sexta-feira um período de transição de dois anos depois que deixar a União Europeia em 2019, teria que obedecer todas as regras do bloco durante essa fase, disse o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, nesta segunda-feira.

"Se o Reino Unido está pedindo um período de transição, é o Reino Unido que está pedindo, não nós", disse Barnier, durante coletiva de imprensa.

"Se a ideia é que durante esse período, o Reino Unido ainda participe do mercado único... então está bem claro que todas as regulações, leis, condições financeiras, supervisão, tudo isso tem que ser mantido durante o período, sem exceções", disse.

O "espírito construtivo" de Theresa May foi recebido com cautela pela União Europeia na sexta-feira, embora o discurso inicial do Brexit da primeira-ministra britânica tenha levantado mais perguntas do que respostas para alguns.

Pela primeira vez, May vocalizou seu pedido de um período de transição de cerca de dois anos depois do Brexit, durante o qual o Reino Unido permaneceria no mercado único da União Europeia.

"A União Europeia precisa decidir se vai ter um período de transição, e se isso está em seus interesses", disse Barnier, observando que o pedido tornou ainda mais necessário que o Reino Unido chegue antes a um acordo com o bloco sobre os termos de sua separação.

As três áreas na qual precisa haver "progresso suficiente" para que a União Europeia comece negociações sobre um período de transição são direitos dos cidadãos, uma compensação financeira e as relações entre Irlanda e Irlanda do Norte.

(Reportagem de Alastair Macdonald, Jan Strupczewski e Philip Blenkinsop)