Topo

Irã promete resposta "esmagadora" se EUA designarem Guarda Revolucionária como grupo terrorista

09/10/2017 08h23

Por Bozorgmehr Sharafedin

LONDRES (Reuters) - O Irã prometeu nesta segunda-feira dar uma resposta "esmagadora" se os Estados Unidos designarem a força militar de elite do país, a Guarda Revolucionária, como um grupo terrorista.

A promessa foi feita uma semana antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar sua decisão final sobre a maneira como quer conter Teerã. Trump tem até o dia 15 de outubro para retirar a certificação de um acordo internacional histórico de 2015 para conter o programa nuclear iraniano, uma medida que poderia anular o acordo.

Também existe a possibilidade de Trump qualificar a força de segurança mais poderosa do Irã, a Guarda Revolucionária, como uma organização terrorista ao divulgar uma estratégia mais abrangente para o regime.

"Estamos esperançosos de que os Estados Unidos não cometerão este erro estratégico", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Qasemi, segundo a agência estatal de notícia Irna, em uma coletiva de imprensa.

"Se eles o fizerem, a reação do Irã será firma, decisiva e esmagadora e os Estados Unidos arcarão com suas consequências", acrescentou.

Indivíduos e entidades associados à Guarda Revolucionária já estão em uma lista de organizações terroristas estrangeiras de Washington, mas não a organização como um todo.

Seu comandante, Mohammad Ali Jafari, disse no domingo que "se estiver correta a notícia sobre a estupidez do governo americano ao considerar a Guarda Revolucionária um grupo terrorista, a Guarda Revolucionária considerará o Exército americano como se fosse o Estado Islâmico em todo o mundo".

Jafari também disse que sanções adicionais acabariam com as chances de um diálogo futuro com os EUA e que os norte-americanos teriam que colocar suas bases regionais fora dos dois mil quilômetros de alcance dos mísseis da Guarda.

O porta-voz da chancelaria também negou acusações norte-americanas segundo as quais o Irã cooperou com a Coreia do Norte.

Em uma entrevista televisionada na noite de sábado, Trump acusou o Irã de "financiar a Coreia do Norte" e de "fazer coisas com a Coreia do Norte que são totalmente impróprias".

Qasemi classificou as acusações de "infundadas".