Portugal acaba com sequência de vitórias da Suíça e se classifica para Copa do Mundo

LISBOA (Reuters) - A seleção de Portugal, atual campeã europeia, se classificou para a Copa do Mundo do ano que vem com uma convincente vitória em casa por 2 x 0 sobre a Suíça nesta terça-feira, terminando com a sequência perfeita da equipe rival no Grupo B das eliminatórias europeias após um gol contra de Johan Djourou abrir o placar.

Com o meia Bernardo Silva em uma de suas melhores performances por Portugal, a seleção anfitriã não precisou nem mesmo de um gol do capitão Cristiano Ronaldo para igualar a Suíça com 27 pontos e vencer o grupo graças ao saldo de gols.

O azarado Djourou marcou um gol contra quatro minutos antes do intervalo e André Silva fechou a vitória com seu nono gol na campanha, aos 12 minutos do segundo tempo.

A Suíça havia liderado o grupo desde que venceu Portugal por 2 x 0 na Basileia na partida de estreia em setembro do ano passado e venceu todas as noves partidas antes do encontro desta terça-feira em Lisboa, enquanto Portugal havia vencido as oito subsequentes à derrota para os suíços.

Além da disputa de pênaltis perdida para o Chile na Copa das Confederações em junho, a derrota para a Suíça foi a única partida competitiva que Portugal perdeu desde que Fernando Santos assumiu como técnico, em setembro de 2014.

A Suíça irá entrar agora em uma disputa de ida e volta com o vice de outro grupo europeu em novembro por uma vaga na Rússia. O sorteio das disputas será realizado na próxima terça-feira.

“Sempre acreditei que podíamos fazer isto”, disse Santos. “Eu acreditei nos jogadores e felizmente eles me deram este presente.”

“Quando você tem qualidade e organização, você sempre está mais perto de vencer. Os 90 minutos completos não foram perfeitos, mas felizmente nós ganhamos e nós vamos à Rússia”, comemorou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos