Anarquistas pró-Catalunha invadem embaixada da Espanha em Atenas

Por George Georgiopoulos

ATENAS (Reuters) - Anarquistas autodeclarados invadiram a embaixada da Espanha em Atenas nesta quarta-feira e lançaram panfletos a favor da independência da Catalunha, informou um funcionário da embaixada.

Os funcionários da representação esvaziaram as instalações, deixando somente alguns diplomatas do lado de dentro, disse o funcionário. Não há relatos de danos ou feridos.

"Cerca de 15 ou 20 entraram na embaixada e lançaram panfletos. Não quebraram nada. O panfleto dizia 'a solidariedade é a arma do povo'", disse o funcionário da embaixada à Reuters.

Os manifestantes também prenderam um cartaz no telhado do edifício com a frase "Não passarão!", um slogan de esquerda dos tempos da Guerra Civil Espanhola.

Mais tarde a polícia grega deteve 19 pessoas, disse um policial. Outro policial disse que o grupo, conhecido como Rouvikonas, vinha se manifestando a favor da independência catalã.

"Agora voltamos ao lado de dentro, os manifestantes saíram", disse o funcionário da representação.

Ataques de pequena escala contra a polícia, negócios, embaixadas e prédios estatais são frequentes na Grécia, que tem um longo histórico de violência política e está lutando para sair de um longa crise depois de três pacotes de ajuda financeira internacional.

O Rouvikonas intensificou suas atividades nos últimos meses.

(Reportagem adicional de Renee Maltezou e Alkis Konstantinidis)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos