"Versão russa de Paris Hilton" anuncia candidatura presidencial contra Putin

Em Moscou

  • Alexander Zemlianichenko/AP/Arquivo

A personalidade de TV russa Ksenia Sobchak disse nesta quarta-feira que planeja concorrer à eleição presidencial do ano que vem, oferecendo a eleitores liberais infelizes com o governo do presidente Vladimir Putin alguém para apoiar, embora tenha pouca probabilidade de vitória.

Pesquisas de opinião indicam que Putin, que domina a política russa há quase duas décadas, irá vencer confortavelmente a reeleição caso, como muitos observadores esperam, decida buscar em março o que seria seu quarto mandato.

No entanto, uma minoria significativa de eleitores acusa o chefe do Kremlin de supervisionar um sistema corrupto que isolou a Rússia do mundo, e muitos deles participaram de protestos em massa organizados pelo crítico Alexei Navalny.

Autoridades russas dizem que Navalny está inelegível para concorrer à Presidência por conta de uma condenação criminal, que ele diz ter sido forjada.

Sobchak, que havia sido descrita pela revista Vogue como a versão russa da socialite norte-americana Paris Hilton e é filha do ex-mentor de Putin, disse que decidiu concorrer porque está cansada dos mesmos políticos, incluindo Putin, concorrendo ano após ano.

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira, Sobchak, de 35 anos, disse ter o direito de concorrer ao cargo político mais alto da Rússia sob a Constituição do país, que estipula que todos os candidatos devem ter 35 anos ou mais.

"Eu decidi exercer este direito porque eu sou contra todos estes (candidatos) que normalmente exercem este direito", disse.

"Quando eu tinha 18 anos e estava estudando na universidade, Vladimir Putin se tornou presidente da Rússia. Crianças que nasceram naquele ano irão votar neste ano. Pense nisto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos