May faz oferta a cidadãos da UE vivendo no Reino Unido em busca de recuperar conversas do Brexit

Por Elizabeth Piper e Alastair Macdonald

BRUXELAS (Reuters) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, buscando reiniciar negociações paralisadas sobre o Brexit, prometeu nesta quinta-feira tornar o mais fácil possível para que cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido permaneçam após a saída do país do bloco.

Enfraquecida após perder a maioria parlamentar em uma eleição em junho e não conseguir reunir apoio em uma conferência do Partido Conservador, May esperava inicialmente reconquistar sua posição convencendo líderes da UE a deixarem que as negociações do Brexit abordem questões que vão além da separação, em uma cúpula de dois dias, que começou nesta quinta-feira.

Entretanto, líderes da União Europeia descartaram essa possibilidade, dizendo que Londres precisa concordar em pagar mais do que May disse ser aceitável como parte de um acordo de separação. Então, mudando o foco, a primeira-ministra oferecerá maiores concessões para os cidadãos da União Europeia preocupados com seus direitos no Reino Unido após o Brexit.

É improvável que isso altere o resultado da cúpula de Bruxelas. Líderes continentais têm suposto por semanas que um acordo pode ser fechado sobre a questão.

Porém, isso indica que autoridades britânicas estão seguindo um novo curso --adotando uma abordagem mais suave para tentar conquistar os negociadores do bloco, se não todos os seus governos.

"Eu não poderia ser mais clara: cidadãos da UE vivendo legalmente no Reino Unido hoje serão capazes de ficar", escreveu May em sua página no Facebook, acrescentando que criará um grupo com aqueles afetados e especialistas para garantir que o processo seja tranquilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos