Bilionário Babis é o grande vencedor em eleição checa

PRAGA (Reuters) - O bilionário checo Andrej Babis saiu vitorioso nas eleições parlamentares deste sábado, dando ao empresário que tem enfrentado acusações de fraude forte mandato para reduzir os impostos, estimular o investimento público e combater a imigração.

O partido ANO de Babis conquistou 30,04 por cento dos votos, com 94,4 por cento das urnas de votação já contabilizadas, quase três vezes qualquer outro partido e dando-lhe a chance de governar com apenas um parceiro em uma coalizão.

O ANO é o primeira a quebrar 25 anos de dominância de duas siglas de centro-direita e centro-esquerda, destacando a paisagem política em mudança na Europa, onde uma crise de refugiados gerou grupos de protesto.

Com apenas 7,4 por cento, os social-democratas governantes do primeiro-ministro Bohuslav Sobotka estavam em curso pelo seu pior resultado desde que o país se separou pacificamente com a Eslováquia em 1993.

O país de 10,6 milhões de habitantes tem aproveitado rápido crescimento, orçamento balanceado e menor taxa de desemprego da União Europeia, mas eleitores se cansaram dos atores políticos tradicionais, dando origem à Babis e outros grupos de protesto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos