Tocha dos Jogos de Inverno de 2018 é acesa na Olímpia antiga
Por Karolos Grohmann
OLÍMPIA ANTIGA, Grécia (Reuters) - A tocha da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang 2018 foi acesa na Olímpia antiga nesta terça-feira usando a chama reserva do ensaio geral devido ao tempo chuvoso, e desencadeando a contagem regressiva para os primeiros Jogos de Inverno na Ásia fora do Japão.
Os preparativos para a Olimpíada, que acontecerá entre os dias 9 e 25 de fevereiro, têm sido ofuscados pela crescente crise na península coreana, desencadeada pelos testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte.
A tocha foi acesa usando a chama do ensaio geral de segunda-feira, uma vez que o tempo nublado e chuvoso não permitiu que a alta sacerdotisa, interpretada pela atriz Katerina Lechou, usasse o refletor côncavo para acendê-la usando os raios do sol.
"Nosso sonho de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno agora se tornou realidade. A Coreia é só a segunda nação asiática a ter a honra de sediar os Jogos de Inverno", disse o chefe dos Jogos, Lee Hee-beom.
"Queremos que a comunidade internacional entenda que estamos comprometidos a sediar Jogos Olímpicos de Inverno seguros e protegidos".
A curta cerimônia dentro do estádio usado durante as antigas Olimpíadas gregas também contou com a presença do primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yeon.
"Os Jogos Olímpicos são sagrados e universais", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
"Eles estão acima e além de todas as diferenças que nos dividem. Em nosso mundo frágil, que parece estar se afastando, os Jogos Olímpicos têm o poder de unir a humanidade em toda a sua diversidade".
Park Ji-sung, ex-meio-campista do time inglês Manchester United, foi o primeiro sul-coreano a correr com a tocha olímpica, recebendo a chama do praticante grego de esqui nórdico Apostolos Aggelis, o primeiro portador da tocha, do lado de fora do estádio histórico.
A chama chegará à Coreia do Sul no dia 1º de novembro para o início do revezamento interno, durante o qual os organizadores esperam despertar o entusiasmo local, já que a venda de ingressos tem sido baixa.
As tensões na península coreana se acentuaram nos últimos meses à medida o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, vêm trocando ameaças e insultos devido ao programa nuclear e de desenvolvimento de mísseis de Pyongyang.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.