Topo

Milhares vão às ruas de Bangcoc para rituais fúnebres de rei reverenciado

26/10/2017 08h23

Por Amy Sawitta Lefevre e Panu Wongcha-um

BANGCOC (Reuters) - Em meio a toques de tambores, o som de uma flauta antiga e uma salva de artilharia, a Tailândia iniciou uma cerimônia requintada e elaborada com base em ritos antigos para o funeral e a cremação do reverenciado rei Bhumibol Adulyadej.

Centenas de milhares de pessoas vestidas de preto tomaram as ruas de Bangcoc para participarem da procissão fúnebre, e edifícios pelo caminho foram decorados com calêndulas amarelas antes da cremação do rei.

Pessoas passaram a noite em tapetes de plástico fino nas calçadas perto do Grande Palácio da capital tailandesa para terem uma boa visão da procissão.

"Este é o último adeus. Eu realmente o amo e sinto saudade dele. É muito difícil de descrever", disse, aos prantos, Pimsupak Suthin, de 42 anos, que viajou de Nan, uma província do norte do país, até Bangcoc.

O rei Bhumibol, também conhecido como rei Rama 9º, morreu em outubro do ano passado, aos 88 anos, depois de reinar por sete décadas. Ele desempenhou um papel central na manutenção da estabilidade durante anos de tumultos políticos e rápido desenvolvimento.

Autoridades vestidas de azul e laranja retiraram uma urna dourada simbólica do Salão do Trono Dusit Maha Prasart no início da cerimônia.

O corpo do monarca falecido, que esteve exposto no palácio desde sua morte, foi levado à área de cremação na noite de quarta-feira.

O novo rei Maha Vajiralongkorn, filho único do rei Bhumibol, chegou ao Grande Palácio vestindo um uniforme vermelho acompanhado de suas duas filhas e seu filho pequeno.

Ele participou de cânticos religiosos enquanto a urna era removida por soldados e colocada sobre uma carruagem dourada. Outros membros destacados da família real tailandesa caminharam atrás da urna, que chegou ao crematório real no começo do anoitecer da quinta-feira local para a cremação noturna.

Todos os canais de televisão da nação transmitiram a cerimônia, que evocou imagens do antigo Sião, o nome anterior da Tailândia.

Antigas crenças tailandesas ditam que os ritos da cerimônia fúnebre garantem a volta do falecido rei ao céu. A palavra tailandesa "sawannakhot", que significa "volta ao céu", é usada para descrever a morte de um monarca.

As autoridades a cargo da cerimônia disseram que cerca de 110 mil populares se reuniram perto da área de cremação e outros 200 mil nas áreas adjacentes do centro histórico da cidade.

(Reportagem adicional de Panarat Thepgumpanat, Juarawee Kittisilpa e Aukkarapon Niyomyat)