Líder curdo no Iraque confirma intenção de renunciar em 1° de novembro
ERBIL, Iraque (Reuters) - O líder curdo no Iraque, Masoud Barzani, confirmou neste domingo que tem a intenção de renunciar em 1° de novembro, e pediu ao parlamento que tome medidas para preencher o vácuo de poder presidencial.
O parlamento da região, que se reúne na capital curda, Erbil, recebeu uma carta de Barzani em que ele diz que não vai prorrogar seu mandato, disse o Partido Democrata do Curdistão.
"Eu me recuso a continuar na posição de presidente da região após 1 ° de novembro", afirma a carta de Barzani, segundo uma mensagem do partido no Twitter. "Eu vou continuar como um Peshmerga (lutador curdo)".
Um oficial curdo havia dito à Reuters no sábado que Barzani decidira entregar a presidência sem esperar pelas eleições, que haviam sido agendadas para novembro, mas agora foram atrasadas em oito meses.
A região, que tem sido amplamente autônoma por anos, está passando por turbulência desde que realizou um referendo de independência há um mês que gerou retaliação militar e econômica do governo central do Iraque, em Bagdá.
(Por Maher Chmaytelli)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.