EUA realizam primeiros ataques aéreos contra Estado Islâmico na Somália

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos realizaram seus primeiros ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico na Somália e mataram “diversos terroristas”, informaram as forças militares dos EUA nesta sexta-feira.

O Comando da África do Pentágono informou que o primeiro ataque aéreo foi realizado à meia noite, no horário local, em 3 de novembro na Somália e outro às 11h.

    “Diversos terroristas” foram mortos, informaram os militares norte-americanos em comunicado, acrescentando que os ataques foram conduzidos em coordenação com o governo da Somália.

    O Estado Islâmico tem reunido recrutas na região, embora especialistas digam que a escala de sua força é incerta e que o grupo militante continua pequeno comparado ao grupo Al Shabaab.

    No mês passado, um grupo leal ao Estado Islâmico tomou uma pequena cidade portuária na região semiautônoma de Puntland, na Somália. Foi a primeira cidade que o grupo tomou desde que emergiu há um ano.

    O grupo, que se refere a si mesmo simplesmente como Estado Islâmico, é um rival do grupo maior Al Shabaab, que é ligado à Al Qaeda, rival do Estado Islâmico, e que já controlou grande parte da Somália.

    Os Estados Unidos tem ocasionalmente realizado ataques aéreos contra militantes do Al Shabaab na Somália, que têm uma forte presença em partes do sul e centro do país e realiza ataques a tiros e bombas.

(Reportagem de Idrees Ali)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos