Turquia se diz "profundamente preocupada" com processos de seus cidadãos nos EUA

ANCARA (Reuters) - A Turquia está "profundamente preocupada" com os casos judiciais relativos a cidadãos turcos nos Estados Unidos, afirmou sua embaixada em Washington nesta segunda-feira, acrescentando que a decisão de retomar parcialmente a emissão de vistos nas missões dos EUA e da Turquia foi um desdobramento positivo.

Em um comunicado, a embaixada da Turquia disse que as autoridades turcas continuariam a realizar reuniões com os seus homólogos dos EUA, a fim de resolver os casos de forma "satisfatória".

O comunicado também informou que a Turquia não ofereceu aos Estados Unidos quaisquer garantias quanto aos casos de funcionários da missão diplomática norte-americana na Turquia. Alegou que os funcionários detidos ou presos na Turquia não foram detidos por seu trabalho, mas porque foram acusados de "crimes graves".

Apesar de ter anunciado nesta segunda a retomada parcial de emissão de vistos na Turquia, a embaixada norte-americana disse que continua preocupada com a detenção de dois de seus funcionários contratados localmente e com o destino de cidadãos norte-americanos presos em decorrência de um estado de emergência em vigor desde um golpe de Estado fracassado do ano passado.

A prisão de um funcionário veterano do consulado dos EUA em Istambul um mês atrás levou Washington a suspender todos os serviços de vistos para não-imigrantes enquanto avalia a segurança de seu pessoal em solo turco.

Horas depois do anúncio dos EUA, feito em 8 de outubro, a Turquia comunicou estar implantando medidas recíprocas, e mais tarde o presidente turco, Tayyip Erdogan, acusou Washington de sacrificar uma aliança antiga com Ancara.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos