Democratas vencem eleição estadual acirrada na Virgínia, em revés para Trump

Por John Whitesides

WASHINGTON (Reuters) - O democrata Ralph Northam venceu uma disputa acirrada pelo governo do Estado norte-americano da Virgínia na terça-feira, causando um revés ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma vitória decisiva sobre um republicano que havia adotado algumas das táticas conflituosas do presidente.

O vice-governador Northam superou uma avalanche de comerciais agressivos do republicano Ed Gillespie que atacaram o democrata de fala mansa em temas polêmicos como imigração, gangues criminosas e estátuas de confederados.

Trump, que declarou seu apoio a Gillespie, mas não participou de sua campanha, fez uma pausa em sua turnê asiática para enviar tuítes e gravar mensagens na terça-feira apoiando o ex-presidente do conselho do Comitê Nacional Republicano.

Mas depois do resultado Trump logo se distanciou de Gillespie.

"Ed Gillespie trabalhou duro, mas não me aceitou, ou o que defendo", tuitou Trump. "Com a economia mostrando números recordes, continuaremos a vencer, ainda mais do que antes!"

Em sua festa de comemoração, Northam disse a seus apoiadores que uma vitória democrata arrasadora em seu Estado enviou uma mensagem ao país.

"A Virgínia nos disse hoje para acabarmos com as divisões, que não compactuaremos com o ódio e a intolerância, e para acabarmos com a política que fragmentou o país", disse Northam.

A eleição da Virgínia destacou uma série de votações estaduais e locais que também incluiu a escolha do novo governador de Nova Jersey, na qual o democrata Phil Murphy, um ex-banqueiro de investimento e embaixador na Alemanha, derrotou a republicana Kim Guadagno para suceder o também republicano Chris Christie.

Murphy prometeu se contrapor a Trump em Nova Jersey, que tem inclinação democrata. A vice-governadora Guadagno foi prejudicada por sua associação com o impopular Christie.

(Reportagem adicional de Ginger Gibson e Gary Robertson)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos