Exército sírio e aliados tomam último reduto do Estado Islâmico na Síria, diz comandante

BEIRUTE (Reuters) - O Exército da Síria e seus aliados, liderados em batalha pelo grupo libanês Hezbollah, capturaram a última grande cidade tomada pelo Estado Islâmico na Síria, disse nesta quarta-feira um comandante da aliança militar que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad.

“O último reduto do Estado Islâmico, Albu Kamal, está livre da organização”, disse o comandante.

Ele acrescentou que as Forças de Mobilização Popular do Iraque também participaram na captura de Albu Kamal, localizada na Síria próxima à fronteira com o Iraque no rio Eufrates.

O Hezbollah foi “a base na batalha por Albu Kamal”, disse o comandante, acrescentando que centenas de membros das forças de elite do grupo xiita apoiado pelo Irã participaram da batalha.

Anteriormente nesta quarta-feira, a emissora al-Manar, pró-Hezbollah, relatou que o Exército e seus aliados haviam cercado Albu Kamal e começado a adentrar.

O Estado Islâmico possui controle sobre algumas áreas de deserto e vilarejos próximos, assim como uma cidade e algumas outras vilas em áreas adjacentes do Iraque, e em bolsões espalhados em outras áreas nos dois países.

(Reportagem de Angus McDowall e Sarah Dadouch, em Beirute, Ahmed Rasheed, em Bagdá, e Raya Jalabi, em Erbil)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos