Tufão Damrey deixa 106 mortos no Vietnã antes de cúpula da Apec

Por Mai Nguyen

DANANG, Vietnã (Reuters) - A tempestade mais letal no Vietnã neste ano, o tufão Damrey, deixou 106 mortos, enquanto dezenas de reservatórios perigosamente cheios liberam água no momento em que a nação do sudeste da Ásia se prepara para receber uma cúpula regional.

Nesta quarta-feira, o número de mortes causadas pela 12ª grande tempestade deste ano, que atingiu o Vietnã no sábado, chegou a 106, deixando ainda 25 desaparecidos e 197 feridos, afirmou o comitê de busca e resgate do país.

Autoridades disseram que intensos esforços estão sendo feitos para evitar inundações nas redondezas da cidade central de Danang, que receberá o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o líder chinês, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, entre outros líderes da região Ásia-Pacífico na cúpula desta semana.

Água está sendo liberada de ao menos 49 reservatórios que estavam perigosamente cheios, afirmou o Comitê Diretor de Prevenção de Desastres, acrescentando que os níveis dos maiores reservatórios estão sendo monitorados constantemente.

Até 1.700 mm de chuva foram registrados em uma estação meteorológica na semana até segunda-feira. A chuva deve continuar até esta quarta-feira, antes de diminuir na quinta.

Reuniões do grupo Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) começaram na segunda-feira. Trump, Xi e Putin devem se encontrar com outros líderes regionais no evento principal na sexta-feira e no sábado.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 22237141)) REUTERS MCP AC

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos