Topo

Trump perguntou a Putin se acusações sobre interferência russa em eleições eram verdadeiras

12/11/2017 11h05

MOSCOU (Reuters) - Donald Trump perguntou diretamente ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante conversas em uma cúpula no Vietnã neste fim de semana se as alegações sobre interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas do ano passado eram verdadeiras, informou neste domingo a agência de notícias RIA.

No sábado, Trump disse que acreditava na resposta negativa de Putin às acusações, apesar da visão das agências de inteligência dos Estados Unidos de que houve interferência russa. Mais tarde, o presidente norte-americano distanciou-se dos comentários.

Perguntado sobre como Trump perguntou sobre o envolvimento da Rússia nas eleições, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: "Na verdade, Trump perguntou se aquela informação podia ser verdadeira, quão verdadeira poderia ser, e o presidente Putin, de sua parte, explicou sua posição, que é de que Rússia não interferiu em qualquer eleição e que este não seria o caso".

Putin também afirmou que não entender "as declarações infundadas sobre a questão que vem sendo feitas nos Estados Unidos", acrescentou Peskov, de acordo com a agência RIA.

O assunto permeou o primeiro ano de Trump na presidência norte-americana. Os comentários iniciais dele no sábado geraram críticas nos EUA, tendo em vista que as agências de inteligência do país concluíram há tempos que a Rússia interferiu na votação ao invadir e vazar mensagens eletrônicas para prejudicar a então candidata democrata, Hillary Clinton.

Neste domingo, Trump foi mais cuidadoso para esclarecer que estava do lado das agências de inteligência sob sua liderança. Ele anteriormente classificou as acusações de conspiração com Moscou como uma notícia falsa.

(Por Polina Devitt)