Topo

Fortes ventos e ondas prejudicam busca por submarino argentino desaparecido

18/11/2017 16h26

BUENOS AIRES (Reuters) - Fortes ventos e ondas no Atlântico Sul continuaram a dificultar a busca de um submarino argentino com 44 tripulantes a bordo, disse a Marinha neste sábado, com autoridades preparando uma missão para vasculhar o fundo do mar por sinais da embarcação desaparecida.

Construído na Alemanha, o submarino AR San Juan divulgou sua posição pela última vez na quarta-feira, a 432 quilômetros da costa atlântica do sul da Argentina, levando as autoridades a lançar uma operação de emergência de busca e resgate na sexta-feira.

Mas uma tempestade com poderosos ventos e ondas de 6 metros de altura continuou a prejudicar a visibilidade e os esforços para explorar o mar do sul da Argentina, disse o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, a repórteres.

No entanto, as autoridades estavam dobrando os esforços de busca acima e abaixo da superfície da água e estavam preparando uma operação para esquadrinhar o fundo do oceano, disse Gabriel Gonzalez, que lidera a base da Marinha no porto de Mar del Plata.

O submarino estava se dirigindo a Mar del Plata a partir da cidade de Ushuaia.

"A busca subaquática é obviamente muito mais complicada do que a busca na superfície porque exige uma combinação de ferramentas de alta tecnologia", disse Gonzalez em entrevista coletiva.

As condições precárias eram esperadas até domingo à tarde, disse uma pessoa na Marinha que não estava autorizada a comentar o assunto publicamente.

(Por Maximiliano Rizzi)