Topo

Putin defende solução política na Síria em telefonemas com Trump e líderes do Oriente Médio

21/11/2017 19h05

Por Denis Pinchuk

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram nesta terça-feira sobre a guerra civil na Síria, com Putin destacando a importância de encontrar uma solução política para o conflito após encontro com o presidente da Síria.

Trump e Putin conversaram por telefone por cerca de uma hora, cobrindo tópicos incluindo Síria, Ucrânia, Irã, Coreia do Norte e Afeganistão, disse mais cedo uma autoridade da Casa Branca.

A conversa acontece após Putin receber o presidente sírio, Bashar al-Assad, por três horas para conversas na segunda-feira, em preparação para um impulso de Moscou para acabar com o conflito na Síria, agora que o Estado Islâmico foi afastado de seu autoproclamado califado no Iraque e Síria.

Putin também falou por telefone sobre o encontro com Assad com vários líderes do Oriente Médio, como o rei saudita Salman, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi.

Na quarta-feira, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, e o presidente do Irã, Hassan Rouhani – cujos países apoiam lados opostos no conflito sírio – irão viajar à Rússia para um encontro com Putin com objetivo de avançar o processo de paz na Síria.

De acordo com o Kremlin, Putin disse para Trump que o “líder sírio confirmou aderência ao processo político, para realizar uma reforma constitucional e eleições presidenciais e parlamentares”.

“A mensagem foi enviada da necessidade de manter a soberania, independência e integridade territorial da Síria e para alcançar um acordo político com base nos princípios que serão estabelecidos em um processo de negociação de larga escala na Síria”, informou o Kremlin.