Topo

Pré-candidato de esquerda López Obrador lidera pesquisas de opinião para eleição presidencial do México

22/11/2017 18h18

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Mexican leftist Lopez Obrador leads presidential race polls- Reuters News 22-Nov-2017 14:37:29

O pré-candidato presidencial mexicano de esquerda Andrés Manuel López Obrador obteve vantagem sobre possíveis rivais em duas pesquisas de opinião de jornais publicadas nesta quarta-feira, pouco após divulgar políticas essenciais de sua plataforma de campanha antes da eleição de julho.

López Obrador deve ser candidato pelo Movimento Regeneração Nacional (Morena), mas outros partidos ainda não anunciaram seus candidatos, tornando difícil a precisão de pesquisas.

A pesquisa do jornal empresarial El Financiero mostrou López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México que já concorreu duas vezes à Presidência, à frente em qualquer um dos dez possíveis grupos de candidatos, com lideranças variando de 5 a 15 pontos percentuais.

Uma pesquisa de opinião distinta no jornal nacional El Universal, mostrou Amlo, como o político é conhecido localmente, no topo de seis combinações de candidatos, mas com margens menores, variando de 5 a 10 pontos.

O político, de 64 anos, divulgou sua plataforma política para 2018 na segunda-feira, prometendo impulsionar gastos em infraestrutura sem afetar a estabilidade econômica. Ele também publicou um manifesto de 415 páginas destacando metas, como limpeza da corrupção com regulações financeiras mais firmes.

López Obrador perdeu por pouco em 2006 e por uma margem maior em 2012, em ambos casos se recusando a aceitar os resultados, que rejeitou como fraudulentos.

Em ambas pesquisas de opinião, o ministro do Interior mexicano, Miguel Ángel Osorio Chong, surge como o possível candidato mais forte para o partido governista, que está considerando ao menos quatro autoridades de alto escalão.

Os partidos políticos mexicanos têm até 22 de fevereiro para registrar candidatos, mas a maioria estabeleceu um prazo em meados de dezembro para se beneficiar de um período de campanha maior.

(Reportagem de Daina Beth Solomon)