Iraque lança operação para expulsar Estado Islâmico do deserto na fronteira com Síria

BAGDÁ (Reuters) - Forças iraquianas lançaram uma operação nesta quinta-feira para expulsar o Estado Islâmico do deserto na fronteira com a Síria, uma última campanha para livrar o Iraque do grupo militante, disseram os militares em um comunicado.

Soldados do Exército do Iraque e das Forças de Mobilização Popular, um agrupamento xiita, estão participando da campanha contra militantes escondidos em uma faixa ampla de território na divisa, informaram autoridades militares iraquianas.

"O objetivo por trás da operação é evitar que grupos remanescentes do Estado Islâmico se reúnam na região do deserto e a usem como base para ataques futuros", disse o coronel do Exército Salah Kareem.

Na terça-feira, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse que o Estado Islâmico foi derrotado da perspectiva militar, mas que só declarará a vitória final depois que os combatentes do grupo forem derrotados no deserto.

As forças iraquianas capturaram na sexta-feira a cidade fronteiriça de Rawa, a última ainda sob controle do Estado Islâmico, assinalando o colapso do "califado" proclamado pelos extremistas depois de varrerem grande parte do norte e do oeste do Iraque em 2014.

(Por Ahmed Rasheed)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos