Topo

Líder conservador da Baviera apoia social-democratas em meio a maior consenso para coalizão alemã

26/11/2017 16h43

Por Madeline Chambers

BERLIM (Reuters) - O líder dos conservadores da Baviera colocou sua força atrás de uma aliança com os social-democratas alemães no domingo, aumentando o impulso de uma nova "grande coalizão" para quebrar o impasse político na maior economia da Europa.

A chanceler conservadora Angela Merkel, cujo quarto mandato ficou mergulhado em dúvidas há uma semana quando a coalizão tripartite com o Partido Democratas Livres (FDP) e os Verdes desmoronou, recebeu um resgate político do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) na sexta-feira.

Sob uma intensa pressão para preservar a estabilidade e evitar novas eleições, o SPD reverteu sua posição e concordou em conversar com Merkel, aumentando a perspectiva de uma nova grande coalizão, que governou nos últimos quatro anos, ou um governo minoritário.

"Uma aliança dos conservadores e do SPD é a melhor opção para a Alemanha -melhor do que uma coalizão com Democratas Livres e Verdes, novas eleições ou um governo minoritário", disse Horst Seehofer, líder do CSU da Baviera, partido irmão dos conservadores de Merkel, ao jornal Bild am Sonntag.

Vários líderes europeus enfatizaram a importância de conseguir um governo alemão estável rapidamente para que o bloco possa discutir seu futuro, incluindo propostas do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre reformas da zona do euro e Brexit.

Merkel disse que um governo interino sob sua liderança pode negociar até formar uma nova coalizão. Ela afirmou no sábado que buscaria uma grande coalizão. Uma pesquisa do Emnid mostrou no domingo que 52 por cento dos alemães apoiam uma grande coalizão.

A ala juvenil dos conservadores de Merkel aumentou a pressão para que se faça um acordo no Natal.

"Se não houver acordo de coalizão entre os conservadores e o SPD até então, as negociações serão vistas como tendo fracassado", disse a Junge Union (União Jovem), ao Bild am Sonntag.

O chefe do grupo disse ao jornal que os conservadores deveriam buscar um governo minoritário se eles não concordarem com um acordo com o SPD.

Merkel é contra seguir essa via por causa de sua instabilidade inerente, mas especialistas disseram que os conservadores e os verdes poderiam formar um governo minoritário com apoio informal do SPD. Os verdes disseram que estão abertos a um governo minoritário.