Topo

Separatistas e unionistas ficam empatados em pesquisa antes de eleições regionais na Catalunha

26/11/2017 14h09

BARCELONA (Reuters) - Partidos pró-independência podem fracassar em ter uma maioria absoluta de assentos no Parlamento catalão nas eleições regionais no próximo mês, segundo pesquisa de opinião publicada neste domingo, com partidos pró-unidade prestes a aumentarem suas parcelas de votos.

Não conseguir uma maioria no Parlamento regional seria um golpe para separatistas catalães que anunciaram a eleição de 21 de dezembro como um plebiscito de fato sobre a decisão de Madri de impor controle direto sobre a rica região no mês passado.

Na pior crise política da Espanha em décadas, a destituição do governo catalão separatista em outubro aliviou tensões por ora, embora uma vitória para o campo pró-independência em dezembro possa levar a região do nordeste do país de volta à incerteza.

Estima-se que partidos separatistas catalães devem conquistar 46 por cento dos votos, pouco abaixo dos 47,7 por cento em uma eleição anterior em 2015. Partidos unionistas teriam outros 46 por cento dos votos, mais do que os 40 por cento da última vez, de acordo com pesquisa de opinião da Metroscopia.

A pesquisa de opinião indica partidos pró-independência vencendo 67 assentos, um a menos do que a maioria absoluta necessária pra manter controle sobre o Parlamento regional.

Forças unionistas também ficariam longe de uma maioria neste cenário, embora pesquisas indiquem que um alto número de eleitores, cerca de 23 por cento, continua indeciso.

O partido de centro-direita Cidadãos, firmemente unionista, deve cimentar sua posição como maior força opositora, com 25,3 por cento dos votos, à frente da ala catalã do conservador Partido Popular, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, que cai para 5,8 por cento e perde cinco de seus 11 assentos.

O comparecimento na eleição, que o ex-líder catalão Carles Puigdemont disse no sábado ser a mais importante na história da região, deve alcançar um recorde de 80 por cento.

(Reportagem de Sam Edwards)