Especialistas dos EUA acreditam que Coreia do Norte pode lançar míssil em dias, dizem fontes do governo
WASHINGTON (Reuters) - Especialistas do governo dos Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte pode realizar um novo teste de mísseis dentro de alguns dias, no que seria seu primeiro lançamento desde que disparou um míssil sobre o Japão em meados de setembro, disseram duas fontes do governo norte-americano nesta terça-feira.
Uma das fontes afirmou que os Estados Unidos têm evidências de que os relatos japoneses sobre o monitoramento de sinais sugerindo que a Coreia do Norte está preparando um novo teste de mísseis são precisos.
Ambas as fontes, que não quiseram ser identificadas, disseram que os especialistas do governo dos EUA acreditam que um novo teste pode ocorrer "dentro de alguns dias".
Uma fonte do governo japonês declarou nesta terça-feira que o Japão detectou sinais de rádio sugerindo que a Coreia do Norte pode estar preparando outro lançamento de mísseis balísticos, embora tais sinais não sejam incomuns e imagens de satélite não mostrem atividade nova.
Outras autoridades de inteligência dos EUA observaram que a Coreia do Norte enviou sinais deliberadamente enganosos de preparativos para testes nucleares e mísseis, em parte para mascarar preparativos reais e, em parte, para testar a inteligência dos EUA e de aliados sobre suas atividades.
Depois de disparar mísseis a um ritmo de cerca de dois ou três por mês desde abril, os lançamentos de mísseis norte-coreanos sofreram uma pausa depois do lançamento de um míssil que passou pela ilha japonesa de Hokkaido, em 15 de setembro.
(Reportagem de Mark Hosenball)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.