Topo

Reino Unido e UE chegam a acordo sobre conta do Brexit, dizem jornais britânicos

28/11/2017 18h48

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo sobre a conta do Brexit, que deve totalizar cerca de 50 bilhões de euros, relataram jornais britânicos nesta terça-feira, possivelmente sinalizando um avanço nas negociações.

Um acordo sobre a conta sinalizaria que Londres e Bruxelas estão se aproximando de um acordo em uma cúpula de 14 e 15 de dezembro para avançar a uma nova fase nas negociações e discutir relações comerciais pós-Brexit.

O jornal The Daily Telegraph informou que o acordo preliminar havia sido alcançado sobre a demanda da UE para um acerto financeiro de 60 bilhões de euros. O jornal disse que a conta final do Brexit, que estava deliberadamente sendo deixada aberta para interpretação, será de entre 45 e 55 bilhões de euros.

Uma autoridade do governo colocou em dúvida os números relatados, dizendo: “Eu não reconheço esta conta das negociações”.

O The Financial Times relatou que o Reino Unido havia concordado em assumir responsabilidades da UE de até 100 bilhões de euros, mas informou que pagamentos líquidos durante muitas décadas podem cair para menos da metade desta quantia.

A Comissão Europeia se negou a comentar sobre as reportagens.

O Ministério britânico do Brexit informou que “conversas intensivas” prosseguiam em Bruxelas e que os dois lados estão tentando encontrar uma maneira para “aproveitar o impulso recente nas conversas” para levá-las à próxima etapa.

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Elizabeth Piper)