Topo

Desconfiada, UE continua pressionando Reino Unido por acerto financeiro do Brexit

29/11/2017 15h32

Por Alastair Macdonald e Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia ainda não chegou a um acordo com o Reino Unido sobre o acerto financeiro para a saída britânica do bloco, o chamado Brexit, disseram autoridades do bloco nesta quarta-feira, acrescentando que em Bruxelas há quem tema que o progresso rumo a um acerto financeiro mascare diferenças em outros temas.

"Não chegamos lá ainda", disse Michel Barnier, o negociador da Comissão Europeia para o Brexit à Reuters em Berlim quando indagado sobre reportagens de jornais britânicos segundo as quais sua equipe aceitou, em linhas gerais, uma oferta da ordem de 50 bilhões de euros – 10 bilhões a menos do que estimativas da própria UE.

O porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, rotulou a notícia como "especulação", embora muitas autoridades do bloco suponham que as reportagens se baseiem em parte em vazamentos de seu próprio governo.

Phil Hogan, representante irlandês na Comissão, disse que o Reino Unido "apresentou propostas que chegam muito perto de cumprir os requerimentos dos 27 Estados-membros da UE".

O Reino Unido quer começar a negociar os termos da relação comercial que entrarão em vigor assim que deixar a UE, em 2019, mas Bruxelas exigiu que primeiro o país resolva três questões: o acerto de sua conta, a garantia dos direitos dos expatriados e uma explicação de como a fronteira entre o Reino Unido e o bloco funcionará na ilha da Irlanda.

O trabalho continua nas três questões, disse Barnier, que espera poder dizer aos líderes da UE reunidos para uma cúpula em duas semanas que se obteve "progresso suficiente" a ponto de poderem iniciar negociações sobre um pacto comercial futuro.