Topo

Indonésia reabre aeroporto de Bali após alarme causado por cinzas vulcânicas

29/11/2017 08h55

Por Slamet Kurniawan

DENPASAR, Indonésia (Reuters) - O aeroporto de Bali reabriu nesta quarta-feira, disseram autoridades da Indonésia, dois dias depois de uma erupção vulcânica espalhar cinzas pela ilha turística e forçar o fechamento do aeroporto, impedindo a movimentação de turistas e desencadeando ações de retirada.

"O aeroporto internacional de Bali começou a operar normalmente", disse a operadora de controle de tráfego aéreo AirNav em um comunicado, acrescentando que as operações foram retomadas às 14h28 locais.

A reabertura ocorreu depois que as autoridades de aviação rebaixaram o alerta para "laranja", um nível abaixo do mais perigoso.

A decisão de retomar as atividades veio na esteira de uma reunião de emergência no aeroporto que levou em conta as condições climáticas, testes e dados da AirNav e outros grupos, informou a operadora.

A Singapore Airlines disse que retomará os voos entre Cingapura e Bali nesta quarta-feira, e a australiana Qantas Airways disse que a empresa e sua parceira de voos econômicos Jetstar farão 16 voos para a Austrália na quinta-feira para levar para casa 3.800 clientes retidos em solo indonésio.

Uma grande coluna de cinzas e fumaça branca e cinza pairava sobre o monte Agung nesta quarta-feira, e uma chuva ocorrida na noite anterior obscureceu parcialmente o brilho intenso visto em seu pico nos últimos dias.

O presidente Joko Widodo implorou aos moradores de uma zona nos arredores do Agung considerada em risco que busquem refúgio em centros de emergência.

O Agung se ergue majestosamente a 3 mil metros de altura sobre o leste de Bali. Sua última erupção ocorreu em 1963, matou mais de mil pessoas e devastou vários vilarejos.

Camadas de cinzas cobriram carros, telhados e ruas em uma área ao sudeste da cratera, e crianças usaram máscaras para caminhar até as escolas.

As autoridades aconselharam aqueles que moram em um raio de 8 a 10 quilômetros ao redor do vulcão a seguirem para centros de emergência, alertando que uma erupção maior pode ser "iminente".