Polícia alemã desarma aparato explosivo perto de mercado natalino em Potsdam

BERLIM (Reuters) - Especialistas desarmaram um aparato explosivo nesta sexta-feira encontrado próximo a um mercado natalino ao ar livre na cidade alemã de Potsdam, próxima a Berlim, informou a polícia local em publicação no Twitter.

A Alemanha está em alerta máximo para possíveis ataques militantes, quase um ano após um militante islâmico tunisiano roubar um caminhão, matar o motorista, e então jogar o veículo contra um mercado natalino na região central de Berlim, matando 11 pessoas.

    Em Potsdam, a polícia isolou a área incluindo o mercado após receber alerta de que um objeto suspeito havia sido entregue para uma farmácia.

    “A suspeita (de um aparato explosivo improvisado) foi confirmada”, informou a polícia no Twitter.

Detalhes adicionais não estavam imediatamente disponíveis. “Ainda está sendo investigado exatamente o que o objeto suspeito é”.

    O jornal Potsdamer Neueste Nachrichten relatou que a farmácia alertou a polícia após receber um pacote medindo 40 centímetros por 50 centímetros que possuía fios e peças eletrônicas suspeitas.

    O jornal de Potsdam informou que a polícia foi alertada por volta das 14h30, no horário local. A polícia anunciou no Twitter cerca de três horas depois que o objeto havia sido desarmado.

    Mercados natalinos abriram na Alemanha na segunda-feira, no começo da temporada de celebrações, fortificados com equipes de segurança e barreiras de concreto para proteger consumidores.

    A Alemanha possui cerca de 2.600 mercados natalinos, repletos de árvores de Natal e barracas de madeira vendendo pratos típicos, bebidas e artesanatos.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos