Ex-vice-primeiro-ministro australiano vence eleição parcial e reforça sua coalizão
Por Jane Wardell
SYDNEY (Reuters) - O ex-vice-primeiro-ministro australiano Barnaby Joyce abriu caminho para retornar ao Parlamento, neste sábado, vencendo uma eleição parcial pouco mais de um mês depois de ter sido expulso por causa de uma crise de dupla nacionalidade que custou ao governo sua maioria.
Joyce não apenas retoma seu assento por New England, no New South Wales, mas deve receber mais votos do que nas eleições primárias, pelo menos 10 pontos, dando ao primeiro-ministro Malcolm Turnbull uma boa notícia após semanas difíceis.
"Foi uma estupenda vitória", disse Turnbull a seus apoiadores, ao se juntar a Joyce, em um pub na cidade de Tamworth.
As pesquisas de boca de urna projetavam "a maior oscilação a favor do governo na história das eleições parciais na Austrália", disse Turnbull, acrescentando que era uma vingança para sua coalizão. "Estamos montando a banda novamente".
Joyce foi um dos "Citizenship Seven", cujas eligibilidades de sentarem no parlamento foram postas em dúvida quando foi descoberto que eles tinham dupla nacionalidade, um status que é bloqueado para políticos de acordo com a constituição da Austrália, para prevenir duplas alianças.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.