Polícia dispersa manifestantes enquanto extrema-direita alemã escolhe novos líderes

Por Sabine Ehrhardt

HANOVER, Alemanha (Reuters) - A polícia atirou com canhões de água contra manifestantes bloqueando uma avenida nos arredores do congresso do Alternative for Germany (AFD), enquanto membros do partido de extrema-direita se reuníam para escolher novos líderes.

Ativistas anti-AfD reagruparam-se para mostrar cartezes em que se lia "Hannover contra nazistas" e "Enfrente o racismo", sublinhando o impacto divisivo que o partido tem desde que cresceu para entrar na casa baixa da Bundestag, pela primeira vez, nas eleições de 24 de setembro. 

Os membros votarão em duas autoridades que irão determinar se o AfD irá reforçar seu discurso contra o islamismo ou adotar um tom mais brando para ampliar sua base de apoio antes das duas eleições regionais do ano que vem. 

Durante o congresso, o líder do AfD, Joerg Meuthen, uma força moderada que deve vencer a reeleição, elogiou o partido que frequentemente sofre com divisões internas por demonstrar unidade depois que dois membros importantes se retiraram, em setembro, em protesto contra o que eles consideraram uma força populista inevitável. 

"Há pessoas neste país que não apenas dizem 'podemos fazer isso', mas que realmente conseguem fazer as coisas", disse Meuthen a delegados, dando uma nova abordagem à mensagem da chanceler Angela Merkel, "Wir schaffen das" (Nós podemos) para os que duvidam que a Alemanha pode lidar com o fluxo recorde imigrantes.

Merkel, cujos conservadores perderam apoio para o AfD na eleição, recorreu aos centro-esquerdistas do partido Social Democrata (SPD), mês passado, depois dos seus esforços de formar uma coalizão com os ecologistas Greens e os pró-negócios Free Democrats (FDP) terem falhado. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos