Trump declara apoio a candidato ao Senado do Alabama acusado de comportamento sexual inadequado

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira apoio a Roy Moore, candidato ao Senado do Alabama, emprestando sua influência ao republicano abalado por alegações de comportamento sexual inadequado antes de uma eleição especial marcada para a semana que vem.

Em uma postagem no Twitter, Trump disse que os republicanos precisam que Moore vença para garantir votos em questões centrais, como a imigração.

"A recusa dos democratas de darem sequer um voto para grandes Cortes de Impostos é a razão porque precisamos que o republicano Roy Moore vença no Alabama", escreveu.

Foi a maior demonstração de apoio de Trump desde que as acusações contra o ex-juiz do Alabama vieram à tona no mês passado. Moore, que negou as alegações, reagiu dizendo estar grato pelo endosso do presidente.

Trump vem criticando repetidamente o adversário democrata de Moore, o ex-secretário de Justiça Doug Jones, mas na primária republicana havia apoiado o rival de Moore, o senador Luther Strange, alinhado com os correligionários do Senado.

Embora a Casa Branca tenha dito que Trump não fará campanha para Moore, ele tem um evento agendado em Pensacola, na Flórida, que é adjacente ao Alabama, na sexta-feira.

Nesta segunda-feira Trump disse que a vitória de um democrata na eleição de 12 de dezembro "prejudicaria nossa grande Agenda Republicana".

"Precisamos desta votação para deter o crime, a imigração ilegal, o Muro na Fronteira, os Militares, o Pró-Vida, o Departamento de Veteranos, os juízes, a 2ª Emenda e mais. Não a Jones, um fantoche de Pelosi/Schumer!", escreveu, referindo-se aos líderes democratas no Congresso, Nancy Pelosi e Chuck Schumer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos