UE está mais próxima de iniciar negociações comerciais com Reino Unido, diz Tusk
BRUXELAS (Reuters) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta segunda-feira estar encorajado pelo progresso para evitar uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte após o Reino Unido deixar a União Europeia, o que deixa mais próximo o início de negociações comerciais com o Reino Unido.
Londres quer iniciar as conversas sobre um futuro pacto comercial com a UE o mais rápido possível para dar clareza às empresas sediadas no Reino Unido a respeito dos termos dos negócios após a saída do país da UE em março de 2019.
Mas a UE disse que só pode começar essas conversas uma vez que progresso suficiente for feito nas negociações dos termos do divórcio --um acordo financeiro, direitos dos cidadãos e a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.
"Diga-me porque eu gosto de segundas-feiras! Encorajado após minha conversa telefônica com o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar) sobre o progresso na questão do Brexit relativa à Irlanda. Ficando perto de progresso suficiente para a cúpula da UE em dezembro", disse Tusk no Twitter.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.