Topo

Reino Unido e UE debaterão acordo comercial após avanço em conversas do Brexit

08/12/2017 14h34

Por Alastair Macdonald e Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido e a União Europeia acertaram nesta sexta-feira um acordo de separação que abrirá caminho para árduas negociações comerciais, amenizando uma pressão imediata sobre a primeira-ministra britânica, Theresa May, e aumentando as esperanças em um Brexit, como é conhecida a saída britânica do bloco, ordeiro.

May correu a Bruxelas antes do amanhecer para selar um pacto com a Comissão Europeia que afirma que houve "progresso suficiente" para se iniciar conversas comerciais e um período de transição de dois anos do Brexit que começará quando o Reino Unido deixar o bloco, em 29 de março de 2019.

Negociadores em Londres, Bruxelas e Dublin passaram a noite trabalhando até superarem um impasse a respeito da fronteira irlandesa, o último grande obstáculo para o início das negociações comerciais, que os líderes da UE devem aprovar em uma cúpula nos dias 14 e 15 de dezembro.

Falando antes do amanhecer na sede do Executivo da UE em Bruxelas, após fazer um voo às pressas em um avião da Força Aérea Real, May disse que iniciar conversas sobre o comércio bilateral trará a cidadãos e empresas uma garantia a respeito do futuro britânico pós-UE.

Mas "o desafio mais difícil ainda está adiante", alertou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. "Todos nós sabemos que o rompimento é difícil. Mas romper e construir uma nova relação é ainda mais difícil".

May, parecendo cansada depois de dormir algumas poucas horas, se pronunciou depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciar o avanço, primeiro em inglês e depois em alemão e francês.

A passagem para as negociações comerciais 18 meses depois da votação chocante que decidiu a desfiliação britânica da união apaziguou os temores de um Brexit desordenado, que poderia prejudicar o comércio entre o maior bloco comercial e o Reino Unido.

A libra esterlina alcançou seu maior valor em seis meses perante o euro nesta sexta-feira, mas recuou perto do meio-dia e se manteve estável – um euro valendo 87,4 centavos de libra –, e o rendimento dos títulos em euro subiu em toda a zona da moeda comum. A libra também perdeu força diante do dólar norte-americano.

Diante dos 27 outros membros do bloco, May fez amplas concessões quanto à estrutura, o cronograma e a substância das negociações. Progredir para conversas comerciais e uma transição do Brexit foi crucial para o futuro da própria premiê, cuja posição se fragilizou após a decisão equivocada de antecipar uma eleição que custou a seu Partido Conservador a maioria parlamentar em junho.