Topo

PSDB fecha questão a favor da reforma da Previdência e Alckmin fala em "convencimento"

13/12/2017 14h33

BRASÍLIA (Reuters) - O PSDB decidiu nesta quarta-feira fechar questão a favor da reforma da Previdência, mas não discutir eventuais punições aos deputados que descumprirem a determinação do partido, embora elas não estejam excluídas, disse o presidente nacional tucano e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

"Tomamos uma decisão praticamente unânime, não teve nenhuma posição contrária ao fechamento de questão em relação à reforma da Previdência", disse Alckmin a jornalistas, após reunião da Executiva Nacional do PSDB.

"Vamos fazer o convencimento... esse não é o momento para estar discutindo punição, não está excluída a punição, mas a nossa tarefa primeiro é convencimento e acho que está indo bem", acrescentou.

Segundo o líder do partido na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), o apoio à reforma na bancada, que era de 12 deputados, já ultrapassou os 20. Para ele, o fechamento de questão deve facilitar a adesão de alguns parlamentares. O PSDB tem 46 deputados federais.

"Estamos rumando para os 50 por cento da bancada e vamos ainda continuar e agora acho que, com o fechamento de questão, alguns deputados se sentirão mais confortáveis até para poder votar com o partido", disse Tripoli.

O governo do presidente Michel Temer, que faz um esforço final para tentar votar a reforma na Câmara ainda este ano, pressionava para que o PSDB fechasse questão a favor da reforma, assim como fizeram PMDB e PTB, entre outros.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), é necessário o apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem repetido que só colocará a matéria em votação quando tiver certeza que ela será aprovada.

A discussão da PEC no plenário da Câmara está prevista para começar na quinta-feira.

PRÉVIAS

Alckmin, favorito para ser o candidato do PSDB à Presidência da República na eleição do ano que vem, disse que a Executiva decidiu formar uma comissão responsável por definir o modelo de prévias a serem realizadas para a escolha do nome que vai disputar o Palácio do Planalto.

O governador disse ser favorável a prévias com a participação de todos filiados.

Além de Alckmin, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também já se declarou pré-candidato a presidente.

(Reportagem de Mateus Maia)